-->

Google encerrará Apps do Chrome a partir de junho

No entanto usuários do Windows, Mac e Linux perderão perderão primeiro o acesso aos aplicativos e posteriormente usuários do Chromebook. As extensões do Chrome permanecerão ativas.



O Google anunciou hoje que começará a eliminar gradualmente os aplicativos tradicionais do Chrome a partir de junho e diminuirá gradativamente em dois anos. As extensões do Chrome, no entanto, permanecerão ativas.

O Google anunciou terça-feira em um post no blog que deixaria de aceitar novos aplicativos Chrome em março. Os aplicativos existentes podem continuar a ser desenvolvidos até junho de 2022.

As datas importantes começam em junho deste ano, quando o Google encerrará o suporte ao Chrome Apps nas plataformas Windows, Mac e Linux. Os clientes da plataforma Education e Enterprise terão um pouco mais de tempo para organizar seus negócios, até dezembro de 2020.

O Google havia dito há quatro anos atrás que eliminaria os aplicativos Chrome no Windows, Mac e Linux em 2018.  A empresa parece ter esperado um pouco mais antes de iniciar esse processo.

A outra plataforma afetada por isso, é claro, é o Chrome OS e o Chromebooks do Google, para os quais os aplicativos foram originalmente desenvolvidos. Os aplicativos Chrome serão suportados nesta plataforma até junho de 2022, com tempo extra para os clientes da Education e Enterprise até dezembro do mesmo ano.

O Google continuará investindo e suportando extensões no Chrome. Os aplicativos e as extensões do Chrome podem ser acessados ​​na Chrome Web Store.

Aplicativos e extensões do Chrome são um pouco semelhantes. Em 2010, o Google definiu a diferença entre os dois: um aplicativo Chrome é "algo mais rico e interativo que um site, mas menos complicado e monolítico que um aplicativo de desktop", como um jogo ou um editor de fotos. Uma extensão do Chrome é algo mais simples que aumenta a função do Google Chrome: "As extensões também fornecem funcionalidade, mas, diferentemente dos aplicativos, há pouco ou nenhum componente da interface do usuário". Um exemplo de extensão: um conversor de moeda, que pode ser acessado por meio de um botão na barra de tarefas do Chrome.

Segundo o Google, os aplicativos Chrome serão substituídos por aplicativos avançados da web, que essencialmente replicarão a função de um aplicativo Chrome dentro de uma página da web. O Google possui uma página de transição focada no desenvolvedor na qual a empresa incentiva os desenvolvedores a criar aplicativos progressivos da Web, ou uma combinação de uma extensão e um aplicativo da Web, para que a extensão possa carregar a interface do usuário do aplicativo da Web a partir de uma página externa. O Google aparentemente pensa que esses PWAs da Web entrarão nos Chromebooks quando os aplicativos Chrome se despedirem em alguns anos.
Carregar Comentários